Parallel 45 N
stones collected from the United States/Canada border, 3-claw gear pullers, laser cut tag150 x 500 x 30 cm
2015
*exhibition Rocks, Stones and Dust at University of Toronto Art Centre. www.rocksstonesdust.com
[photos Toni Hafkenscheid]
For Parallel 45N, Moscheta travelled 150 km of the United States/Canada border between Hereford, Quebec and the Richelieu River, collecting rocks as he went. A straight line drawn indifferent to the terrain of the land, this section of the border runs along the 45th Parallel North, commonly known as the midpoint between the equator and the North Pole.
The rocks presented here, having compressed, shifted, fractured, and been reconstituted, are relatively indifferent to the concepts of national borders and latitude, yet tagged with the GPS coordinates of where they were found, they mark a particular moment in their life, where they rested in between nations as informal markers of statelessness.
In Moscheta’s work, geography, cartography, nationhood, land, identity, science, and affect intersect creating a tension between abstraction and materiality.
In Moscheta’s work, geography, cartography, nationhood, land, identity, science, and affect intersect creating a tension between abstraction and materiality.
Paralelo 45 N
rochas coletadas na fronteira entre Canadá e Estado Unidos, garras de metal, cabo de aço e gravação laser sobre PVC
150 x 500 x 30 cm
2015
150 x 500 x 30 cm
2015
*exposição Rocks, Stones and Dust no Centro de Arte da Universidade de Toronto. www.rocksstonesdust.com
Para criar a obra Paralelo 45 N, Moscheta viajou 150 km da fronteira Estados Unidos / Canadá entre Hereford, Quebec e o Rio Richelieu, coletando rochas. Uma linha reta traçada indiferente à topografia do terreno, este segmento de fronteira corre ao longo do paralelo 45 graus norte, conhecido como o ponto médio entre o Equador e o Pólo Norte.
As rochas aqui apresentadas, tendo sido comprimidas, deslocadas, fraturadas, e reconstituídas, são relativamente indiferentes aos conceitos de fronteiras nacionais e latitude, ainda marcadas com as coordenadas de GPS do local onde foram encontradas, elas marcam um momento especial em sua vida, onde descansaram entre nações como marcos de fronteira apatridas.
Na obra de Moscheta, geografia, cartografia, nacionalidade, terra, identidade, ciência e afeto se entrecruzam criando uma tensão entre a abstração e a materialidade.
As rochas aqui apresentadas, tendo sido comprimidas, deslocadas, fraturadas, e reconstituídas, são relativamente indiferentes aos conceitos de fronteiras nacionais e latitude, ainda marcadas com as coordenadas de GPS do local onde foram encontradas, elas marcam um momento especial em sua vida, onde descansaram entre nações como marcos de fronteira apatridas.
Na obra de Moscheta, geografia, cartografia, nacionalidade, terra, identidade, ciência e afeto se entrecruzam criando uma tensão entre a abstração e a materialidade.